A arte é bela e a vida sem ela não tem sentido! Existe sensação melhor do que criar?
Sábado, 19 de Abril de 2008
Há tecnicas e há técnicas!!!
Sinceramente não entendo o estado da arte actual (e do publico de arte). Quando um artista pinta ou desenha com alguns erros técnicos é acusado de amador, de naif , de inexperiente, etc. . Curiosamente já me aconteceu várias vezes o inverso. Já ouvi imensas vezes o comentário: "Você colou fotografias na tela!" na ultima vez que isso aconteceu eu respondi que não, que é tudo pintura e o individuo continuou a teimar que era fotografia e que eu ando a enganar o publico! Que estupidez, se não se sabe pintar é porque não se sabe, se se pinta bem é porque se está a enganar o publico.
Será que não se pode fazer figuração com um mínimo de qualidade? Será que os pintores realistas são tão poucos que são apelidados de "fraudes"? Continuo a não entender como se valoriza tanto esses "pseudo-artistas" abstractos e ditos conceptualistas que muitas das vezes nem sequer sabem desenhar, pintar e nem têm conhecimentos de história da arte. Há uns tempos atrás até conheci um "pintor" que pinta uns Pollocks " e que me disse: "A minha pintura é de carácter conceptual!" São tão abstractos e tão inovadores que muitas vezes não se apercebem que são uma cópia ranhosa " de artistas que já tiveram momentos de glória no passado. Conceptual? Uma obra conceptual será algo bastante pensado e ponderado. Será uma pintura planeada à máxima exaustão, ou como nos anos 70, será uma obra em que a intenção é 99% mais importante que o objecto artístico . Curiosamente o mercado (galerias, coleccionadores, etc. ) continuam a fechar-me as portas ou abri-las muito pouco. Alguma coisa está mal e não acredito que seja eu. A minha pintura não tem nada de magnifico, mas sei o que estou a fazer e porque o estou a fazer.
Para terminar devo acrescentar que o publico estrangeiro me tem apoiado bastante e tem gostado muito da minha pintura
tags: arte,
blogs,
censura em portugal,
critica de arte,
cultura,
exposição pintura,
exposições,
loucura,
miguel,
miguel fazenda,
pintura,
profissionalismo,
retrato,
tela,
telas
De
Nike1-1 a 23 de Abril de 2008 às 11:52
A iniciativa da NIkE "Art of Football" tem por objectivo descobrir novos craques… mas do design. Pontas-de-lança criativos, que interpretem o futebol numa perspectiva meramente artística.
Visitem o site http://www.nike1-1.com/ para mais informações e participem!
http://videos.sapo.pt/manage/video.html?id=184612
De
Sara V. a 29 de Abril de 2008 às 12:41
Concordo contigo, principalmente, em alguns aspectos.
Por exemplo, não desenho tão bem como tu, não tenho o dom de fazer parecer as minhas figuras autênticas fotografias. Mas sou capaz de desenhar melhor do que as "minhas gordas" ou "bonecos", mas gosto deles, gosto deles e pronto. E sabes uma coisa? No início - há alguns anos - pensei: "Serão válidos, terão qualidade? Dado não respeitarem as verdadeiras dimensões anatómicas, embora não as desrespeitem totalmente...". Quanto mais lia e mais via sobre Arte, História de Arte e o mercado actual, decidi responder a mim própria: "São válidos. Haverá quem goste e quem não goste. Quem lhes reconheça mérito ou não, mas, pelo menos, são algo que se identifica, feitos por alguém capaz de desenhar... Sim, porque há quem tenha enriquecido com pintura sem se quer dar uma mínima ideia de que é capaz de desenhar". Sou conservadora? Não. Mas parece que o que está na moda é "quanto mais estapafúrdio, incompreensivel e vazio mais arte"... Estranho.
OK, o abstracto tem as suas valias: pela côr e pela riqueza e liberdade de técnicas que se lhe pode imprimir. Terá conceito? Não sei... Podem dizer que não e ter e podem dizer que sim e não ter... Mas os meus bonequitos têm sempre. Sei o que faço e porque faço e isso parece-me mais importante.
E apesar de terem conceito certamente são até susceptíveis de maior crítica negativa do que muitos abstractos.
E, desculpa, mas só um ignorante pode dizer que as tuas figuras são fotos. Se olhar com olhos de ver e aproximar o nariz da tela verá que são todas pintadas... São é, realmente, muito superiores (qualitativamente) em relação ao que se vê por aí... Acho que já não se espera realmente pintura. E atrevo-me a ir mais longe. Andam por aí tantos ignorantes a avaliar artistas e outros tantos que se intitulam artistas que, a meu ver, a pintura tem ficado descredibilizada. Onde é que há muitos anos se ouvia o que tenho ouvido com frequência: "vou comprar umas telas ao chinês e pintar umas coisas para enfeitar a casa, não parece difícil"... pois, tendo em conta uma grande parte das obras que por aí andam, realmente...
Beijinho
P.S. - Se quiseres vê o catalogo da exposição no meu blog e também te deixei lá uma palavrinha:)
Comentar post