A arte é bela e a vida sem ela não tem sentido! Existe sensação melhor do que criar?
Quarta-feira, 5 de Setembro de 2007
Cuidado com o "gato por lebre"
Neste blog tenho referido as vantagens de comprar obras de arte, para as pessoas terem cuidado com o que compram, etc.
Todas as pessoas que conhecem um pouco de história da arte sabem que muito pintores que hoje são famosos e que o seu trabalho é reconhecido, em vida chegaram a passar fome e eram considerados malditos. Mas na sua vida nunca abdicaram do que era mais precioso para eles: A veracidade da arte. Se é verdade que à uns séculos atrás o pintor era mestre e tinha vários assistentes (aprendizes) que realizavam parte das suas pinturas, já à muitas dezenas de anos que o artista é reconhecido pelo seu trabalho a solo. Era ridículo se Van Gogh tivesse pintado os “girassóis” a meias com outra pessoa, ou que a “Guernica” de Picasso tivesse sido pintada pelos seus pupilos. Estou a dizer isto porquê? Tenham cuidado com o que compram. A arte (genuína) valoriza com o passar do tempo, mas a arte que não presta, nunca vai valer nada. A mim não me incomoda ver pessoas a comprar pinturas no IKEA ou numa loja de móveis, ou numa feira, sabendo que aquilo é pintado numa fábrica por várias pessoas. Tem o seu valor decorativo, mas não tem qualquer valor artístico. Estou a escrever isto porque existem por aí certas pessoas que se intitulam de “artistas plásticos”, mas não passam de “charlatães” e “aldrabões” que fazem tudo para ganhar uns Euros à custa das pessoas de boa fé. Artista que é artista tem dignidade e não faz “parcerias” a pintar telas, a não ser que seja trabalho de grupo assinado por duas pessoas. Tenham cuidado quando encomendarem retratos e outro tipo de telas. Não comprem “gato por lebre”.
De
toda a 8 de Setembro de 2007 às 14:46
Achei curiosa a sua abordagem de um tema que me surge constantemente quando dou largas à minha terapia de compras... Eu que nada percebo do mundo do comércio da arte, acho estranho que se adquiram "obras" a 25 euros, que nem chegam para o material, quanto mais para pagar aos trabalhadores que as pintam... Mas enfim, eu nem sei o que é vender uma tela, ofereço-as sempre...
Gostei muito do seu trabalho, parabéns. Para uma ignorante como eu, que só sabe que gosta do que vê e não porque gosta, são telas muito apelativas e vibrantes.
Desejo-lhes as maiores felicidades
Toda Pintada
De
Sara V. a 21 de Outubro de 2007 às 22:10
Ora aí está, tocaste num ponto importante, que também me suscita curiosidade. Já tenho visto telas a 25 euros, especialmente em lojas de decoração, mas telas originais... e fico a pensar como é possível? Realmente nem paga o material, quanto mais o trabalho... E parece-me desprestigiante. Muitas até são engraçadas... Mas não levarão quem não percebe nada de arte a pensar que aquilo é que é um preço aceitável e que os outros quadros, vendidos a preços razoáveis mas realistas, estão demasiado valorizados?! Eu também tenho pouca noção de preços e a pouca que tenho foi o Miguel que me sugeriu:)
Bjs
De
Sara V. a 21 de Outubro de 2007 às 22:06
Continuamos ausentes... Ainda sem net?
Beijos
Então a qualidade tá no preço elevado da pintura?
E quantas dezenas de mãos pintaram o tecto da capela Sistina?
De mafalda a 18 de Outubro de 2008 às 18:44
Tocas-te num assunto deveras importante!Não é só os quadros a 25 euros , onde anda a criação artistica de certos pintores , que se limitam a fazer copias e cobrar enormidades de euros ?Tenho visto trabalhos expostos que n chegam aos calcanhares de trabalhos de outros artistas que vendem seu trabalho no meio da rua ! Portugal ainda é o pais de apadrinhados , principalmente no mundo das artes!!! Sou uma pintora. sou-o nao porque eu venda as minhas telas ,poucas tive coragem de me desfazer delas . Independentemente de um dia decidir expor ou nao. Sou artista porque nao consigo parar de pintar , de criar , e sem a pintura eu estou vazia ! Um artista é aquele que se expressa e da asas á imaginação , e esses sim devem ser pagos!Bem pagos ! miguel , gostei muito do seu trabalho . parabens! Merece ser bem pago pelo seu trabalho.
De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 01:56
Ola
passei por aqui e gostei do que vi.
Parabens!
voltarei
Carla
http://arte-e-ponto.blogspot.com
Comentar post